procurar

Comitiva do Mato Grosso do Sul conhece sucesso do agronegócio catarinense

publicado em 2024-04-29 22:51:08 from:loteria caixa mega sena aposta online

Com o objetivo de conhecer a realidade do agronegócio do oeste de Santa Catarina e trocar experiências, uma comitiva de Brasilândia (MS) formada pelo prefeito Antonio de Pádua Thiago e empresários rurais, e acompanhada por representantes do Sebrae/SC, chegou a região nesta terça-feira (7).

O roteiro de visitas iniciou na matriz da Aurora Coop em Chapecó. A comitiva foi recebida pelo presidente Neivor Canton e conheceu o modelo de negócio com foco no cooperativismo. Na sequência, foram recebidos pelo prefeito de Chapecó, João Rodrigues.

Comitiva do Mato Grosso do Sul conhece sucesso do agronegócio catarinense

Rodrigues citou que o município é polo de uma região com cerca de 15 frigoríficos, que exportam para o mundo inteiro e que semanalmente tem mil vagas disponíveis no Balcão Municipal de Emprego. Enfatizou que o município já tem 114 empresas inscritas para o novo distrito industrial, em área adquirida pela Prefeitura, que terá cerca de 70 lotes. “São empresas de bairros que cresceram, empresas de fora e também de investidores aqui da cidade”, disse Rodrigues.

Comitiva do Mato Grosso do Sul conhece sucesso do agronegócio catarinense

            Segundo o prefeito de Brasilândia, Antonio de Pádua Thiago, o município sul-mato-grossense tem como base o agronegócio, mas busca incrementar a industrialização, onde o oeste de Santa Catarina é destaque.  

Comitiva do Mato Grosso do Sul conhece sucesso do agronegócio catarinense

“O objetivo é aprendermos e conhecermos a cultura do cooperativismo. Queremos levar esse modelo para implantar com os produtores rurais de nossa cidade. O nosso pequeno produtor, para vocês, é considerado grande. Porém, independentemente do tamanho da propriedade, é possível fazer mais e isso exige mudança de comportamento e de cultura. A intenção é que os filhos dos nossos pequenos produtores permaneçam na propriedade e deem sequência ao negócio”, explicou.

O prefeito enfatizou a importância da parceria com o Sebrae. “Estamos iniciando um ciclo novo no Cidade Empreendedora. Vamos trabalhar com o Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEEP) e na agricultura familiar. Foi a partir disso que surgiu o desejo em conhecermos as cooperativas para levar esse modelo de produção para nossos produtores. Quero agradecer a hospitalidade de todos em nos receber. Isso nos deixou com o desejo de voltar mais vezes”, acrescentou. 

Fábio Pimentel de Barros é produtor rural em Brasilândia e acompanhou a comitiva para promover um intercâmbio entre as duas realidades. Ele enfatizou que a região tem grandes áreas e grandes produtores, mas Santa Catarina apresenta melhor resultado em produtividade. A intenção dos empresários rurais é montar um frigorífico e uma cooperativa para agregar valor ao que é produzido.

            “Viemos para aprender sobre esse cooperativismo que é pujante na região. Considero Chapecó uma região muito forte no Brasil pelo fato de ter o cooperativismo e as agroindústrias ligadas aos pequenos, médios e até mesmo grandes produtores e é isso que nós queremos levar para Brasilândia”, ressaltou.

O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, salientou que Chapecó é destaque em empreendedorismo, e citou a parceria com a Prefeitura com a execução do Programa Cidade Empreendedora. Explicou que a articulação para a visita iniciou por meio de um instrutor do Empretec Rural, Francisco Junior, que é do Mato Grosso do Sul e veio até Chapecó estudar a cadeia do agronegócio na região.

“Assim começou a articulação com o prefeito de Brasilândia e empresários para que viessem conhecer e levassem ideias e novas formas de produção para o Mato Grosso do Sul. Eles também têm um diferencial enorme em comparação com a nossa região porque a maioria das propriedades são latifúndios e aqui são minifúndios. O modelo de produção da nossa região é exemplo de sucesso para o Brasil e isso se deve a dedicação dos empresários rurais em apostarem em qualificação rural, além de garantir a sanidade e a qualidade do que é produzido”.

ROTEIRO DE VISITAS

A comitiva segue em visita a Cooper A1 em Palmitos nesta quarta-feira (8). Serão visitadas área em produção e a fábrica de ração. Na sequência, conhecerão um frigorífico que faz processamento de carnes em Arvoredo.

Na quinta-feira (9) a comitiva segue para a Cooperitaipu em Pinhalzinho, onde conhecerão também o parque de exposição do Itaipu Rural Show. Durante a tarde haverá visita as empresas organizada pela Associação Comercial e Industrial, a Sala do Empreendedor e a prefeitura.

O roteiro termina na sexta-feira (10) com uma visita a cooperativa Sulcredi em São Miguel do Oeste. Durante a tarde haverão visitas a produtores rurais de Guarujá do Sul em uma processadora de carnes. Também será realizada visita a Cooperflor que é formada por pequenos agricultores e a comitiva conhecerá o processamento de leite orgânico.

sugestão relacionada

Copyright © 2016 Powered by Comitiva do Mato Grosso do Sul conhece sucesso do agronegócio catarinense ,loteria caixa mega sena aposta online  sitemap

top